segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Lançamento do livro da fotógrafa Fernanda Magalhães

Vida e arte em reconstrução
Fernanda Magalhães lança livro sobre seu trabalho

A artista, fotógrafa e professora Fernanda Magalhães lança o livro “Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance”. O livro é resultado da tese de doutorado desenvolvido na Unicamp (Campinas, SP) entre 2003 a 2008.

O lançamento será feito em três datas diferentes: dia 08, quarta-feira na Vectra Store (Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1225); dia 14, terça-feira às 17h na Biblioteca Municipal (Av. Rio de Janeiro, 413) e no dia 16, quinta-feira às 18h30 no Museu de Arte (Rua Sergipe, 640).

“O projeto surgiu a partir da minha experiência com uma grave doença e da constatação que sempre precisamos do outro para nos reconstruir. E desta relação vital com o outro, os outros/outras surgiu o trabalho que é essencialmente um trabalho coletivo, com muitos coletivos já que a proposta aconteceu com grupos diversos”, revela Fernanda Magalhães.

A autora explica que seu trabalho nasceu das lembranças de sua infância com o pai, o jornalista Antonio Vilela de Magalhães e também de dois trabalhos desenvolvidos em 2002 - Impressões da Memória e A Expressão Fotográfica e os Cegos. Os desdobramentos desses trabalhos e de sua memória de infância resultaram na proposição, que traz alguns de seus trabalhos performáticos realizados com grupos diversos. Segundo ela, uma expansão de seus trabalhos anteriores.

Em um trecho do livro, a autora diz: “O trabalho emerge como possibilidade de sobrevivência através da arte, numa ideia de que as relações podem trazer força e amor, possibilitando vida e expansão. Arte e vida conectadas. A força da ação se estabelece através das relações com o outro que atua na expansão do trabalho”.

Juntamente com o livro, o site http://www.fernandamagalhaes.com.br/ faz parte do projeto como parte multiplicadora do trabalho, “como linhas de fuga, conexões rizomáticas que permitem outros desdobramentos, novas expansões, para além de minhas atuações. O livro e o site pretendem possibilitar estas atuações para além do meu corpo”.

Impressões da história, Impressões da Memória
A autora conta que a gênese do trabalho remonta das lembranças de sua infância. “Meu pai chegava exausto do trabalho e que nós (eu e minha irmã) queríamos sua atenção. Ele então nos dava canetas e falava para desenharmos em suas costas. Quando ele adormecia, com o calor e o suor do seu corpo, os desenhos eram transferidos para os lençóis e observávamos isto ao amanhecer. Esta é uma imagem linda de minha infância”, relembra.

A partir dessa vivência nasceu o Impressões da Memória, um projeto de construção de poemas visuais em parceria com a jornalista e escritora Karen Debértolis. “O projeto nos trouxe, a partir da perspectiva das relações corporais, as construções de novas/outras linguagens em nossos trabalhos. O trabalho atua no campo da performance através de um momento performático mas não público, realizado de forma íntima e que se revela na exposição dos resultados do trabalho”. 

Na mesma época a dupla também desenvolvia o Projeto A Expressão Fotográfica e os Cegos, que propiciou a perspectiva de ampliação das sensações, como as vistas táteis. “Desta relação de contato com os corpos, a relação tátil do corpo com o mundo, estas perspectivas de nossas outras percepções além da percepção visual tão valorizada hoje. Destas imagens que podem surgir a partir das relações do corpo com o mundo, através das sensações corporais”, pondera a autora.

O livro foi viabilizado através de recursos do PROMIC e estará à venda no valor de R$ 35,00. A autora vai destinar exemplares para bibliotecas, museus e escolas. Os eventos terão um bate-papo com a autora e sorteio de alguns exemplares.


Lançamento do livro “Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance”

Dia 08/12, quarta-feira na Vectra Store (Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1225)
Dia 14/12, terça-feira às 17h na Biblioteca Municipal (Av. Rio de Janeiro, 413)
Dia 16/12, quinta-feira às 18h30 no Museu de Arte (Rua Sergipe, 640).

Patrocínio: Promic

Nenhum comentário: